domingo, 26 de novembro de 2017

Tijuca X - rua Almirante Cochrane

autor: Fábio Carvalho



Observem que foram usados azulejos de padrão virados em 90° para formar este friso. Abaixo vemos o azulejo em sua posição "correta", e a seguir, uma simulação do padrão que seria formado por este desenho.



Segundo a listagem da coleção Nelson Torzecki (Rio Scenarium), estes seriam azulejos belgas 'Copo de leite', da fábrica Boch Frères, La Louvière, Bélgica, séc. XX.


Foto obtida no site de leilões e-Bay, com as seguintes informações: "ORIGINAL ANTIQUE ART NOUVEAU TILE BOCH FRERES".

Abaixo, vemos a comparação da foto (de baixíssima resolução) da listagem da coleção Nelson Torzecki (Rio Scenarium) contra foto do tardoz de outro azulejo Boch Frères:





A casa ainda apresenta um belo silhar na varanda de entrada da casa, para o qual ainda não consegui descobrir uma possível origem:




2 comentários:

  1. Boa tarde, adquiri em leilão há 2 meses atrás , um lote deste mesmo azulejos " copo de leite" da BOCH FRERES. Tenho algumas fotos ( incliusive do verso deles,que estão quase intactos) - No descritivo do lote tinha uma informação de que seriam provenientes da casa de Carlos Lacerda. Teria alguma informação sobre? Se quiser, te passo as fotos para publicação, me contacte por email. Abraços e parabéns pelo Blog !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma vez removidos, sejá lá de onde for, e sem documentação confiável, fotos, etc, é difícil termos certeza de onde algum lote de azulejos saiu. Ainda mais um azulejo de produção industrial, que existiu em várias casas. Você já tentou encontrar fotos da casa de Lacerda, onde os azulejos apareçam?
      Abraços

      ps.: não faço contato direto, sinto.

      Excluir