terça-feira, 28 de novembro de 2017

Centro XXVIIIc - rua Gonçalves Ledo

data da postagem original: 10/07/2017
última atualização: 28/11/2017

Volto a um sobrado na rua Gonçalves Ledo publicado em 2012, pois ontem, seguindo novas pistas, achei que estes azulejos que vemos na foto abaixo pudessem ser belgas. As fotos infelizmente estão bem ruins, pois além de ser já final da tarde, os azulejos estavam abaixo de um toldo, então havia muita sombra encobrindo os azulejos.

 





Então, hoje mandei um email para Mario Baeck, Doutor na Ghent University da Bélgica, especialista em azulejos e ladrilhos hidraulicos industriais belgas, que imediatamente me enviou a página abaixo, de um catálogo da fábrica  Boch Frères, de La Louvière:


Finalmente, depois de quase 5 anos, menos um mistério da azulejaria antiga no Rio de Janeiro.

Atualização em 24/9/2017

Vejam uma foto da mesma cercadura, no acervo da Coleção de Azulejos Nelson Torzecki [>>]


Atualização em 28/11/2017

Ontem, ao passar mais uma vez por este sobrado, percebi que entre os dois andares, escondidos pelo toldo, há frisos formados pelo azulejo de padrão acima, e uma cercadura, também belga, que já vimos antes em uma postagem sobre dois imóveis no Catumbi [>>]


ficha online de um site de comércio de azulejos e outras antiguidades.

Além da ficha acima, o Mario Baeck também já havia confirmado que este azulejo seria da fábrica Boch Frères. Nestes frisos podemos agora observar o azulejo de canto desta cercadura, que não existe no Catumbi:


2 comentários:

  1. Muito bom, me interesso por azulejaria desde que me formei, há muitos anos, excelente trabalho, tenho fotos tambem, mas nunca fiz um levantamento como o seu, angela landim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, obrigado por sua visita! Se tiver dicas de locais onde há imóveis com azulejaria antiga, não deixe de me falar!
      abraços

      Excluir