segunda-feira, 15 de maio de 2017

Tijuca VII - Hospital Evangélico

data original da postagem: 25/1/2017
última atualização: 15/05/2017


O Hospital Casa Evangélico do Rio de Janeiro teve sua fundação no dia 11 de Outubro de 1887. A Associação do Hospital Casa Evangélico do Rio de Janeiro uniu os primeiros protestantes: Congregacionais, Batistas, Episcopais, Luteranos, Metodistas e Presbiterianos e no dia 11 de Outubro de 1912 foi inaugurado o edifício hospitalar tendo como arquiteto o Comendador Antonio Januzzi.


Os azulejos apresentados acima são de um tamanho pouco usual: 20x20 cm. Não consegui localizá-los em nenhum dos catálogos que tenho à disposição, mas acredito pelo estilo deles que tenham sido produzidos por volta de 1910, levando em consideração o estilo do design, bem como o ano de inauguração do hospital.

----------------------------------------------
Atualização em 27/4/2017

Depois que fiz esta postagem há 3 meses, de uma padrão que eu jamais tinha visto, ele começou a "pipocar" nas midias sociais. Talvez seja o "efeito da mulher grávida". O que importa é trazer para cá estas ocorrências, que aos poucos podem nos dizer alguma coisa. É uma pena que ninguém pense em medir os azulejos, de forma que pudéssemos ter mais informações.

Trofa - Portugal (fonte: instagram)
Lisboa - Portugal (fonte: @azulejolx >>)
Portugal (cidade não identificada)

----------------------------------------------
Atualização em 15/5/2017

Hoje, consultando a tese de mestrado "Fachadas azulejadas na margem do Sul do Tejo - Barreiro: 1850-1925", de Isabel Augusta dos Pires, me deparei com este padrão, onde ela nos informa que ele em Portugal poderia ter sido inspirado em um padrão espanhol.


Como se sabe, é comum que as medidas dos azulejos espanhóis mais recentes, de finais de séc XIX e séc XX sejam em torno de 20 x 20 cm, que é justamente o que encontramos nestes azulejos do Hospital Evangélico, o que nos pode levar a começar a acreditar que neste caso tenhamos azulejos espanhóis no hospital.

A presença de azulejos espanhóis no Rio de Janeiro é uma possibilidade recente de atribuição de origem, e estão em estudo mais dois casos na rua do Senado, que podem também apresentar azulejos espanhóis deste mesmo período, início do séc XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário