sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Catete VI - rua do Catete






Cercadura "Coluna e Fita" (em holandês, o nome variava de acordo com a região e fábrica: Kabelrand, Kolomhalfje, Lint Lijst, Driekwart Colomrand). A versão acima, segundo o livro "De Nederlandse Tegel - Decors en Benamingen", de Jan Pluis (2013), foi provavelmente produzida em Harlingen, de 1855 a 1900.

Padrão "Bandeau Carré" (Bandeira Quadrada), segundo o mesmo livro, podução também de Harlingen (fábrica Van Hulst), entre 1870  e 1920. Também pode ter sido produzido em Utrecht, pois consta do livro de modelos da fábrica Ravesteyn, de circa 1885, e do livro de modelos da fábrica J. Schillemans de circa 1888. Porém, cabe observar que o prédio foi concluido em 1873, e caso o azulejamento tenha se dado neste mesmo ano, é mais provavel tratar-se de azulejos de Harlingen.




Cercadura vista neste blog pela primeira vez, aparentemente uma versão industrial do padrão "Oogrand" ("Órbita"), produzido em Harlingen (Van Hulst) entre 1870 e 1930.

O padrão central apresenta uma versão aparentemente industrial de 10x10 cm de um padrão produzido de 1870 a 1920 em Harlingen (Tjallingii), e Utrecht (Ravesteyn). Uma versão deste padrão aparece num catálogo da fundição de Thomas Elsley (Londres), de circa 1890, que importava azulejos holandeses para uso em suas lareiras, com o nome de "Gothic Star" (Estrela Gótica).

Eu continuo a achar que este padrão guarda uma semelhança muito significativa com o padrão português "Ferradura", que talvez tenha sido "inspirado" no padrão holandês, ou mesmo vice-versa.

padrão "Ferradura" Português






cercadura usada como friso acima das janelas, numa versão industrial (10x10 cm) de um padrão produzido em Utrecht (Ravesteyn) entre 1890 e 1920.

cercadura usada acima como friso, no catálogo de 1890 da fábrica Ravesteyn (Utrecht).




Uma consideração final: Há tantos azulejos de produção já industrial neste imóvel, que a princípio foram fabricados a partir de circa 1890, que não consigo deixar de cogitar que este prédio teria sido azulejado muito tempo depois de construído em 1873. Até mesmo o padrão de uso principal, o "Bandeau Carré", talvez tenha sido produzido a partir de 1870. Será que apenas 3 anos depois já estaria disponível no Brasil? Não é impossível, claro, mas faz pensar. Na mesma rua, não muito longe deste imóvel, há dois outros construídos em 1875, também totalmente revestidos em suas fachadas com azulejos holandeses industriais de 10x10 cm. Será que os catálogos e livros holandeses estariam tão errados assim? Eu acho mais provável que os prédios tenham sido tomados pela "febre" do azulejamento muito depois de construídos, o mesmo que aconteceu em Portugal, claro que lá muitos prédios esperaram até mesmo mais de um século para receber este novo e desejado revestimento, tão na moda na segunda metade do século XIX.

-------------------------------------------------------
Atualização em 24/4/2017

O padrão usado como friso abaixo das janelas do segundo piso e na base das "colunas" entre as janelas do primeiro piso, segundo o livro "De Nederlandse Tegel - Decors en Benamingen", de Jan Pluis (2013), se chama "Veelkl".

Nenhum comentário:

Postar um comentário