quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Centro XXIVb - Mosteiro de São Bento - "azulejos" italianos

Nesta postagem [>>] de outubro de 2012, eu mostrei fotos de azulejos do Mosteiro de São Bento, onde ao final apresentei os azulejos da Sala de leitura do Claustro. Durante a nossa visita ao claustro a profa. Dora Monteiro Alcântara disse, por conta das dimensões (são enormes, parecem ter uns 21 a 22 cm, não dispunha de régua na ocasião), cores e padrões, que estes seriam espanhóis:




Porém, há coisa de um ano me deparei no Instagram com uma foto mostrando o piso de alguma igreja em Siracusa, Sicília, Itália.


E hoje pesquisei um pouco mais e descobri que se trata da Igreja de Santa Lucia alla Badia. Aqui temos uma outra foto deste piso, sem filtros:

[ fonte >> ]

Agora faz mais sentido para mim as dimensões agigantadas destas peças, que aparentemente em sua origem eram usados como revestimento de pisos, e não de paredes. Com qualquer pesquisa rápida no assunto via Google encontramos dezenas de padrões deste revestimento Italiano, em Palermo, Siracusa, entre outros locais. Em Palermo há até uma casa-museu dedicada ao revestimento cerâmico, a Casa Museo Stanze al Genio

[ fonte >> ]
[ fonte >> ]


[ fonte >> ]

fonte >> ]

[ fonte >> ]

Infelizmente o padrão usado como cercadura no claustro do Mosteiro de São Bento eu não localizei, mas arrisco pelas sua dimenões (exatamente iguais ao do outro padrão) e seu estilo de desenho e colorido, comparado com o que já vi nas pesquisas, que poderia ser igualmente italiano. É uma questão de tempo, sorte e mais pesquisas até se confirmar ou descartar esta hipótese.

Quem quiser conhecer a postagem original sobre o Mosteiro de São Bento, basta seguir este link >>

Atualização de 17/5/2016

Consegui identificar mais um "azulejo" da igreja de Montserrat do Mosteiro de São Bento como sendo também provavelmente italiano, o que pode ser visto nesta outra postagem [>>]. Desta forma, é praticamente certo, por conta do estilo de pintura, e dimensões, que o outro "azulejo", usado como cercadura no claustro, com a pintura de uma grande flor com miolo amarelo, seja também de origem italiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário