sábado, 4 de abril de 2015

Lapa X - rua do Senado







sugestão: clique para ampliar as fotos.

6 comentários:

  1. Que Casa tão bonita e tão equilibrada. Não é certamente um palácio, nem a obra de um bom arquitecto, mas há uma graça nela tão grande, na sua dimensão, na azulejaria, nos ferros forjados, que a torna numa pequena obra-prima de uma arquitectura urbana. Só é pena, que talvez já tenham provavelmente demolido tudo ao lado, pois o principal interesse destas casas é o conjunto urbano que formam.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luis, é uma casa simples, e do lado esquerdo há outra geminada idêntica, só que espelhada na simetria. E com azulejos portugueses no friso! :-) Azulejos que já vi e fotografei perto do Bairro Alto. Será a próxima postagem.
      Quanto ao entorno, há muitas casas antigas ali ainda. De todos os tipos e formatos. E é um caso curioso na cidade, pois havia nesta área um imenso terreno baldio, que não sei se foi resultado de demolições há muitas décadas, pois não consigo acreditar que houvesse um terreno ainda vazio no centro antigo do Rio. Enfim, neste terreno foi construído um monstro de 38 andares em vidro azul super reflexivo, para (mais uma) sede da Petrobrás. A prefeitura, num caso inédito, para dar autorização à construção deste monstrengo contemporâneo, exigiu que todos os imóveis das ruas que contornam este terreno antes vazio fossem recuperados. Então você tem agora este monstro medonho dos dias atuais cercado por uma série de casas e imóveis públicos ou privados demaior porte absolutamento faiscando de tão "novinhos" e bem cuidados (sei lá por quanto tempo). E não apenas os imóveis! As calçadas à portuguesa todas perfeitas, sem faltar uma pedrinha, lisas e bem feitas, as ruas ("estradas") perfeitamente calçadas, todas as árvores com jardineiras espaçosas e grades protegendo o solo. Precisa ver a antiga sede da Polícia, que mais parece um museu belga ou qualquer coisas assim, de uma arquitetura de início do séc XX de uma riqueza impressionante, e a igreja de Santo Antônio dos Pobres, que quase já virava pó, agora toda linda e orgulhosa.
      Se quiser dar uma volta pela área, aqui fica o link.
      abraços!

      Excluir
  2. De facto a rua é linda e ainda bem que pouparam o conjunto. O edifício da Petrobrás é que está a estragar tudo e deveria ser implodido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, depois que já gastaram zilhoes de reais do dinheiro do contribuinte nele, prefiro que gastem um pouco mais apenas para remover esta película azul ridícula dos vidros.
      abraços

      Excluir
  3. Fabio, no terreno onde foi construído o monstrengo do PreSal havia a Vila Ruy Barbosa de construções onde moravam famílias no 1o andar e solteiros nos andares superiores. La morava Heitor Villa Lobos, Mario Lago e Silvio Santos! Bem eclético e divertido o lugar, pois não? A avó portuguesa do meu marido foi morar la assim que a família chegou de Portugal. Um lugar bem família e divertido[Tinha uns blocos carnavalescos bem conhecidos]. A igreja na frente, Santo Antonio dos Pobres, teve sua estrutura abalada pela construção do mostrengo doPre Sal, e passou 3 anos em reforma, quando descobriram o seu piso original, bem antigo, de azulejos hidráulicos que hoje ficam expostos através de um piso de vidro. Vale a pena a visita. Vc vai curtir. Olha esse video sobre a Vila Ruy Barbosa: https://www.youtube.com/watch?v=DssodmxuwhE&fbclid=IwAR3jMPBkM64piui4vj3z-SBDj_DJPmQb5Jv7MZjCO5-wh9QUDBAq6sJhjO8

    Abçs , Adriana Bocaiuva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana.
      Obrigado pelas dicas. A igreja de Santo Antonio dos Pobres está aqui no blog.
      abraços

      Excluir