sábado, 18 de janeiro de 2014

Santa Teresa VII

Mais uma vez temos aqui uma postagem que só é possível graças ao olhar astuto e incansável de Raul Félix. Desta vez temos o torreão azulejado de uma casa neocolonial no bairro de Santa Teresa.

Imagem Google Street View 



Curioso o que fizeram aqui com os azulejos (aparentemente) franceses: os giraram 45°, e aí, o padrão em "X" virou um padrão de quadrados, e de longe fica até parecendo que são azulejos de um outro padrão diferente do que realmente são.

Abaixo editei um detalhe da foto de forma a mostrá-los na disposição mais usual. Notem como uma simples rotação e o padrão é um novo!


Aqui vemos fotos do mesmo padrão, retirada de sites de venda, onde podemos também ver o tardoz do azulejo. Isso não quer dizer que os usados no torreão seriam da mesma fábrica, pois como sabemos, os padrões foram em muitos casos produzidos por variadas fábricas.



Quanto à cercadura, acredito que sejam holandesas, o que parece ser corroborado pelo tamanho dos azulejos, uns 20% maiores do que o de padrão, mas seria um modelo que ainda não vi antes, pois parecem ser apenas linhas largas, enquanto normalmente o que vemos por aqui são linhas largas acompanhadas por linhas finas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário