terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Alto da Boa Vista IV - Museu do Açude - Painel de Azulejos "Caça"

Hoje pensei em trazer aqui um painel de azulejos portugueses com cena de caçada, que faz parte do magnífico acervo do Museu do Açude.

Nesta postagem, resolvi deixar as fotos com a resolução mais alta do que normalmente faço, para que todos possam apreciar um pouco mais a riqueza do painel. Para ver as imagens na resolução mais alta, basta clicar nas fotos. 

O Museu do Açude funciona na antiga casa de inverno do industrial e mecenas Raymundo Castro Maya (1894-1968). Trata-se de uma construção neoclássica que foi reformada por seu proprietário em neocolonial, na década de 1920. 

O Museu do Açude oferece uma das mais ricas coleções de painéis de azulejos portugueses e holandeses no Brasil. São mais de vinte painéis decorados por azulejos portugueses barrocos, rococós e neoclássicos, trazidos de Lisboa, Maranhão e Salvador. Há também muitos painéis de azulejos holandeses, provavelmente comprados por Castro Maya durante as demolições dos antigos sobrados do Centro do Rio de Janeiro, durante a construção da avenida Presidente Vargas na década de 1940.

Para ver um pouco da história do museu, e ver uma série de fotos de painéis de azulejos , não deixe de visitar esta outra postagem, que como foi do início do blog, ficou um pouco nas sombras.


No blog Do Tempo da Outra Senhora há em uma página uma foto de um outro painel que faz parte do conjunto que pertence ao Museu do Açude, e afirma-se que seriam do século XIII, e que os painéis teriam vindo do Palácio do Marquês de Marialva, de Lisboa.

A seguir, alguns pormenores deste painel:







Nenhum comentário:

Postar um comentário