sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Centro XLV - rua do Teatro

Nesta postagem retornamos à rua do Teatro, onde encontrei este imóvel com um azulejamento bastante distinto de tudo que já vi pelas ruas do Rio Antigo.


Todo o revestimento da fachada foi feito com azulejos de cor lisa, só que aqui não são os azulejos retangulares com relevo, mas sim azulejos quadrados, planos, que lembram os azulejos comumente usados pelo século XX, para revestir banheiros e cozinhas.

Entretanto, neste imóvel, a irregularidade da cor entre os azulejos me faz pensar que seriam de um período ainda anterior ao industrial, onde tudo é exatamente igual e controlado. Não faço a menor ideia de origem e possível datação, mas arrisco ser do início do século XX.


Apesar da imensa simplicidade dos azulejos, eles harmonizam belamente com o estilo da fachada em questão, e esta flutuação na tonalidade do verde acqua adiciona uma beleza toda especial. Não teria o efeito de reflexo na água de um  pequeno e raso lago, quando a luz bate sobre a fachada. O constraste com o roxo também torna o conjunto muito mais interessante.




4 comentários:

  1. Caro Fábio
    Muito diferente do que tem mostrado e também muito elegante. O roxo, ou talvez lilás, combina muito bem com o verde-água.

    Ontem, enquanto estava presa num engarrafamento consegui ver na mesma rua,duas ou três casas com os tais azulejos quadrados; uns em rosa e outros creio que em azul bebé. Todos recentes, talvez da década de sessenta.Já estão na mira da minha máquina :)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Paula
      Que ótimo que vamos poder comparar fachadas com este tipo de azulejo, quando você as fotografar.
      no caso acima, acho que são mais antigos do que década de 1960, pois se fossem desta época, já teriam a cor muito uniforme. E não creio que teriam a preocupação com fazer molduras e detalhes com o azulejo roxo, lilás ou púrpura (nome de cor é sempre algo muito impreciso, não é?)
      abraços!

      Excluir
  2. É esta irregularidade de verdes que me fazem achá-los tão bonitos, estes azulejos. Dá profundidade ao pano de parede.
    E nunca, mas mesmo nunca, me lembraria de juntar este verde água com roxo! Na minha cabeça seria sacrilégio, mas vendo o resultado, até que nem é mau.
    Não é nenhuma maravilha, mas não é nada daquilo que julgaria sem ver o resultado.
    Deste facto deveria tirar a conclusão que seria preferível não estar tão formatado, pois há resultados inusitados e estranhos que podem ir muito bem e para lá do que se poderia esperar.
    E a fachada é um charme! Obrigado por no-la trazeres
    Abraço e até breve
    Manel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manel
      O que acho espetacular nesta fachada é justamente ela ser quase um caso único (afinal, na postagem mais recente vemos outra casa com este tipo de uso de azulejos de cor sólida).
      Mas não vou me espantar ser começarem a surgir mais e mais. É sempre assim!
      abraços

      Excluir