domingo, 6 de janeiro de 2013

Centro XVIIIc - rua Teophilo Otoni

Esta postagem será pequena, e serve como complemento à postagem anterior sobre este prédio "novo antigo" na rua Teophilo Otoni.

Irei me focar apenas nestes azulejos de cercadura, que formam uma moldura no lado externo da parede do terraço.


Eu estava hoje pesquisando azulejos, e no Google Images me apareceu esta foto de uma parede em Funchal, capital da Ilha da Madeira.




Certo, o prédio na rua Teophilo Otoni não tem nenhum azulejo no padrão "Maçaroca". Mas olhe melhor este detalhe da cercadura, infelizmente cortada na foto:


agora compere com os azulejos na moldura no alto do prédio em questão:


-------------------------------------------------
Atualização em 10/09/2013

Hoje me deparei com a foto abaixo, de Cecilia Lucchese, do Convento de São Francisco – Olinda – PE. Vejam que novamente a cercadura deste prédio na rua Teophilo Otoni está acompanhando o padrão "Maçaroca".

Para comparar melhor, é preciso rodar 180° os azulejos na Teophilo Otoni:




E vejam também esta imagem do padrão "Acantos", do site "AZ Sistema de referência e indexação de azulejos"


Me parece que o azulejo de cercadura usado no imóvel da rua Teophilo Otoni é uma das versões do padrão Acantos português, que era produzido em Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário