sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Centro XVIb - rua Buenos Aires

O imóvel abaixo já havia sido apresentado anteriormente neste link, com fotos obtidas na internet, mas agora publico fotos feitas por mim, com mais detalhes.



Como podemos observar, este imóvel é mais sóbrio do que a maioria dos já publicados neste blog, apresentando apenas um azueljo de padrão principal e uma cercadura. Esta é a forma mais habitual de se azulejar fachadas em Portugal.


O azulejo de cercadura é um "velho conhecido" deste blog, já apareceu em vários posts (veja aqui nest link). Por falta de um nome adequado, eu o batizei de "Fita e Tulipa". Não é de se espantar que ele seja holandês, tendo a tulipa como motivo floral usado. Abaixo vemos uma foto de um azulejo parecido, obtida em um catálogo on-line de azulejos antigos holandeses.

Ambos azulejos, padrão principal e cercadura, foram encontrados em grande quantidade no sítio arqueológico Santa Luiza, no Centro da cidade (vejam aqui um post sobre este sítio arqueológico), que eu ajudei como voluntário a limpar e classificar. Estes azulejos foram na época apontados como sendo holandeses pela profa. Dora Monteiro,

azulejo encontrado em escavações arqueológicas no Centro
do Rio de Janeiro, classificado como holandês pela profa. Dora Monteiro,
modelo similar ao usado em cercaduras do prédio em questão.



Atualização em 28/12/2012

Acabei de encontrar no catálogo do Museu do Azulejo da Holanda um exemplar similar ao usado no imóvel em questão nesta postagem; vejam sua ficha no acervo do museu:



Este modelo se chama "Croix d'Espagne", e teria sido fabricado (pelo menos) na cidade de Harlingen, entre 1870 - 1900.

------------------------------------------------------------
Atualização em 24/4/2017

O nome do padrão da cercadura no imóvel acima é "Tulpkolomrand" (borda de coluna de tulipas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário