quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Santa Teresa III

foto: Raul Félix.
Nesta postagem apresento um belo casarão de 1895, fotografado por Raul Félix, vemos dois padrões de azulejos franceses; um para a área de padrão propriamente dita, e outro de cercadura.

foto: Raul Félix (detalhe).
Uma curiosidade interessante sobre os azulejos de cercadura franceses é que eles são sempre do mesmo tamanho (11x11 cm) que os de padrão, ao invés de terem metade da altura, como nos portugueses e holandeses.

Abaixo vemos fotos de azulejos iguais ao azulejo de padrão principal do casarão acima, obtida no site Ebay, de frente e verso, onde podemos ver até o nome do fabricante. Com estas fotos, verificamos que os azulejos acima são de  Desvres, Pas de Calais, de onde vieram quase todos os azulejos franceses de finais do século XIX e início do século XX que encontramos no Rio de Janeiro.




O azulejo de cercadura deste imóvel já foi visto aqui numa postagem sobre um sobrado no Centro, e na postagem sobre o Largo do Boticário.

Eles também podem ser encontrados em sites de leilões, e nestes podemos verificar que são também de Desvres, Pas de Calais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário