domingo, 16 de setembro de 2012

Saúde IIc - rua Sacadura Cabral

Finalmente tenho fotos do imóvel que foi um dos primeiros posts deste blog. E junto com as fotos, vêm boas notícias!

O belo imóvel de três pavimentos, quando eu o descobri através do Google Street View, em imagem que foi captada pelo serviço em julho de 2011, estava em estado lastimável, de abandono e descaso:



Porém, ao chegar no local para fotografá-lo, a surpresa! Mais um, como os dois na rua do Lavradio que já publiquei aqui, e tantos outros pelo centro velho da cidade, está sendo restaurado! Que felicidade isto me deu!



A reforma é muito recente, está apenas começando, pois em matéria na BBC de Londres de 24/8/2012, ele ainda não tinha entrado em obras. Do que pude observar na movimentação da obra, me pareceu que o imóvel foi apenas coberto com a tela de proteção, e estão cuidando do interior do mesmo.

Pelas frestas da tela de proteção eu pude fazer algumas fotos em close dos azulejos:


Como sabemos, o padrão "Estrela e Bicha" pode ser tanto português, quanto holandês. A professora Dora Monteiro e Silva de Alcântara, a maior entendida no assunto no Brasil, e muito respeitada e solicitada em Portugal, costuma apontar estes azulejos como sendo holandeses.

O azulejo de cercadura é quase certamente holandês. Eu já o encontrei em um catálogo online de azulejos antigos holandeses:

foto de azulejo de cercadura similar ao usado no imóvel,
de um catálogo online de azulejos antigos holandeses.
O azulejo de cercadura acima encontra-se no segundo pavimento. No primeiro pavimento é usado um outro padrão:


Este padrão já foi registrado aqui, em um imóvel da rua da Constituição, e em outro da rua Visconde do Rio Branco. Este azulejo já foi também encontrado no mesmo catálogo online de azulejos holandeses:

azulejos de um catálogo online de azulejos antigos holandeses,
similares aos usados na cercudura vista na foto anterior.
E quase por acaso, quando já ia embora, eu achei a indicação da data de construção do prédio, que ao invés de estar em uma rocaille no topo do mesmo, está no centro da grade de ferro fundido do balcão do primeiro piso:


Este é agora o imóvel com azulejos mais antigo que eu já registrei. Temos agora uma construção ainda da primeira metade do século XIX, já com azulejos. Claro, há sempre a possibilidade dos azulejos terem sido colocados muito depois do imóvel ter sido construído, mas isto é algo que será difícil de descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário