domingo, 5 de agosto de 2012

Centro IIb - rua Visconde do Rio Branco


Ontem, finalmente, aproveitando a "Feira do Rio Antigo" na rua do Lavradio, que acontece apenas no primeiro sábado de cada mês, refiz as fotos de 3 casarões antigos com fachadas revestidas por azulejos que já havia apresentado aqui no blog anteriormente. E de quebra, pelo caminho, fotografei mais uns tantos casarões com azulejos que serão apresentados mais para a frente.

O primeiro casarão que reapresento é o sobrado de 2 pisos na rua Visconde do Rio Branco. Agora temos fotos mais nítidas do conjunto de azulejos usados neste imóvel.


cercadura com azulejos provavelmente holandeses e
motivo central com azulejos provavelmente franceses

reparem este detalhe do direita, onde são usados azulejos esponjados em
manganês para cercar os azulejos de padrão.






Os cacos de azulejo abaixo são de uma escavação em 2008 na rua de Santa Luzia, Centro do Rio de Janeiro, uma área conquistada ao mar, através de aterros realizados com os escombros do desmonte do Morro do Castelo. Apesar de nesta foto estarem em verde, na mesma escavação foram encontrados também do mesmo padrão em azul, como os usados no casarão acima. Segundo a profa. Dora Monteiro, estes azulejos seriam holandeses.


Repito a foto da cercadura usada no prédio, seguida de uma foto do mesmo azulejo em um catálogo online de azulejos antigos holandeses.



Acho que não há mais dúvidas de que, ao menos os azulejos de cercadura, sejam holandeses.

------------------------------------------------------
Atualização em 24/4/2017

O padrão usado no imóvel em questão, visto na foto abaixo, segundo o livro "De Nederlandse Tegel - Decors en Benamingen", de Jan Pluis (2013), se chama "Veelkl". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário